terça-feira, 9 de março de 2010

É COMO CORRER ATRÁS DO VENTO...

No último domingo Deus trouxe à igreja uma palavra sobre o livro de Eclesiastes e quero compartilhar com vocês essa benção.

O livro de Eclesiastes menciona inúmeras vezes que muitas coisas que consideramos importantes em nossa vida é como correr atrás do vento.

Como podemos correr atrás de algo que não vemos? É como um cachorro que corre atrás do seu rabo tentando pegá-lo, mas nunca consegue alcança.

Esse livro foi escrito por Salomão, filho de Davi.
Mas você pode perguntar: Quem foi Salomão?

Salomão foi:

- Segundo filho de Davi (homem ao qual Deus chamou "segundo o Seu coração" com Bate-Seba;
- Escolhido por Deus para ser rei do seu povo (Israel);
- Foi um grande líder;
- Construiu um templo para o Senhor,em Jerusalém;
- Foi considerado o homem mais sábio que já existiu (I Reis 3:9 e 11);
- Escreveu outros dois livros: Provérbios e Cantares;
- Foi obediente a Deus durante o primeiro período do seu reinado, mas se desviou casando-se com princesas de povos pagãos.
 - Casou-se com 700 mulheres estrangeiras e teve 300 concumbinas. (Talvez esse fosse um espinho na carne de Salomão, ao qual ele se entregou).

Desviando-se dos caminhos do Senhor Salomão fez tudo o que queria em sua vida. Gozou de todos os prazeres desse mundo, mas ao final de sua vida escreveu o livro de Eclesiastes e nele registrou reflexões sobre suas escolhas, sua experiência de vida longe de Deus. (Eclesiastes 2 vrs1; 3; 4a; 10 e 11)

Quando lemos esse livro, a princípio, nos parece ser um livro pessimista, melancólico, triste, angustiado.Mas, afinal como ficamos longe de Deus? Não é assim mesmo?

Vamos refletir sobre alguns conselhos adquiridos através da triste experiência de Salomão, mas que contribuirá para nossa vida.

Hoje as pessoas têm se preocupado tanto em ter posses, dinheiro e isso tem acontecido com todos, não crentes e crentes. Existem crentes tão preocupados em ter, que muitas vezes crêem mais na teologia daprosperidade do que no evangelho da cruz, da renúncia, do ter aflições neste mundo (Mateus 16:24) e dizem "sou filho do rei", "sou cabeça e não calda", entre outros pedaços de versículos que vão ao encontro de seus propósitos.

A bíblia nos diz em Mateus 16:26 "Que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?".

Isso sempre foi assim. Leia Eclesiastes 2 vrs 22 ao 23 e cap.4 vrs6 e comprove que na épocade Salomão esse interesse já existia.

Quando a pessoa só se preocupa em ter ela:

- Se esquece dos amigos,da família. Ela se isola. (Ec. 4:7-12);
- Se afasta de Deus.
O que está em primeiro lugar em sua vida? (Mateus 6:33)
Deus deve ocupar o 1º lugar!!! Só ele é digno.
Trabalho, estudo, lazer é importante. Mas, paranós Deus deve ser o MAIS importante.

Você falou com Deus nesta semana? Quantas vezes? Separou tempo para estar com Ele? Foi um sacrifício para você? Deus não quer sacrifícios! Ele quer um coração quebrantado.

Deus falou com você nesta semana? Você parou para ouví-lo? Leu a bíblia?  Foi um prazer? Isso é relacionamento. Você fala Deus te ouve...Ele fala e você ouve.... Isso é amizade. Deus quer te chamar de amigo. Assim como Ele chamou a Abraão. Você quer ser amigo de Deus?

O Senhor fala ainda para nós. Contente-se com o que Deus te deu. (Ec 5:19-29 e 7:14b) Não seja uma pesoa insatisfeita. Não seja um filho ingrato. (Ec5:10 e 6:9b)
Eu te pergunto...o que levamos deste mundo? (Mateus 6:19-21) Deus te responde: Nada! (Ec 7:2-4 e 8a)

Pensai nas coisas que sãode cima (Colossensses 3:2).

"De tudo o que foi dito, a conclusão é essa: Tema a Deus e obedeça os seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal." (Ec 12:13-14)

O que você decide mudar hoje em sua vida?

Pare de correr atrás do vento...

Outros Conselhos:
Sobre dívidas (Ec 7:1a); Sabedoria (Ec 7:12; 21; 8:1; 8:5b; 6a; 9:10a; 10:12-15); Juventude (Ec 11:4; 9-10a; 12:1); Promessas (Ec 5:2; 3b; 4a; 5)

Deus abençoe sua vida.
Elizandra

2 comentários: