sexta-feira, 11 de abril de 2014

A 2ª Vinda de Jesus - A Parábola das Dez Virgens


Texto base: Mateus 25:1-13

O tema deste mês é “a 2ª Vinda de Cristo” e nos últimos domingos temos ouvido nas pregações que muitas pessoas, que um dia disseram sim para Jesus estão questionando se realmente Jesus virá, pois alegam que já ouvem sobre essa vinda desde a sua infância, mas até hoje nada aconteceu e colocam em dúvida os relatos e as promessas bíblicas sobre o final dos tempos e o arrebatamento.

Na parábola que lemos Jesus procurou retratar sua 2ª vinda através de uma analogia com os rituais de casamento judaico vivenciados em sua época, onde na noite do casamento dez virgens caminhavam junto da noiva, com suas lamparinas acesas para iluminar o caminho por onde passariam até a casa do noivo, local em que ocorreria a grande festa das bodas.


Na estória podemos elencar ícones importantíssimos para entendermos o recado do Senhor:
No versículo 1 o texto diz que as dez virgens (a igreja, conforme menciona II Co 11:3) pegaram suas lamparinas (representa a vida espiritual das virgens) e saíram para se encontrar com noivo (Jesus, conforme menciona Ap .19:7).


No versículo 3 e 4 diz as noivas prudentes levaram azeite de reserva (a unção do Espírito Santo) para manter as lamparinas acesas enquanto esperassem o noivo. Já as loucas levaram apenas o azeite das lamparinas. Elas acharam que seria o suficiente para aguardar o noivo.


Ocorre que no versículo 5 diz que o noivo demorou em vir e que elas cochilaram deixando as lamparinas acesas. Você pode perguntar por que o noivo demorou e ainda demora, ao nosso ver, em vir se encontrar com a noiva (virgem imaculada)? Deus é misericordioso e não quer que ninguém se perca (I Pe 3:9), por isso tem dado inúmeras chances de nos voltarmos para Ele.


No versículo 6 diz que a meia noite (no momento mais escuro do dia, onde as trevas reinam, o pecado abunda, quando mais precisamos da luz da lamparina, quando o amor se esfria) as virgens ouviram um grito dizendo que o noivo está voltando.


Nos versículos 7 a 9 diz que na mesma hora levantaram, porém perceberam que o azeite de suas lamparinas estavam acabando. Então as virgens loucas pediram que as prudentes repartissem o azeite com elas, porém as mesmas não quiseram, não porque eram más ou mesquinhas, mas porque se repartissem todas ficariam sem azeite. E afinal, se o azeite simboliza a unção do Espírito Santo, quem é pode passar a unção? Ela não é contagiosa. Não dá para pegar carona na unção do outro. Cada um deve buscar a unção para sua própria vida. Então elas as orientaram a comprar de quem vendia, de quem tinha de sobra, do dono da unção, do próprio Espírito. Quem quer unção tem que buscar da fonte. Buscar ter um relacionamento íntimo com o Senhor (Ef 5:18).


No versículo 10 diz que enquanto as virgens loucas foram comprar o azeite o noivo chegou e levou as virgens prudentes para a festa e a porta foi trancada. Glórias a Deus! Jesus veio buscar sua noiva, aleluias! Em Mateus 24:40-41 menciona que estando dois no campo um será levado e outro deixado, duas mulheres moendo trigo e uma será levada e outra será deixada. Só voltarão para casa os que estiverem prontos, com as lamparinas cheias de azeite, vidas cheias do Espírito Santo. Maranata Jesus!
E por falar em voltar pra casa precisamos sempre nos lembrar de que somos peregrinos e forasteiros neste mundo (Hb 11:13). Não somos daqui. Até podemos viver bem aqui, sem fome ou sem passar necessidades, mas não somos daqui. Nosso lar é no céu. E a cada dia que acordamos precisamos agradecer a Deus porque estamos um dia mais perto de voltar pra casa.


O versículo 11 diz que quando as virgens loucas voltaram a porta já estava trancada e bateram querendo entrar, mas no verso 12 o noivo diz que não sabia quem era elas. Misericórdia! Mesmo elas tendo conhecido Jesus e um dia falado sim para Jesus, recebido a unção do Espírito Santo, se acomodaram achando que o céu já estava garantido e não precisavam mais buscar a Deus e ao enchimento do espírito Santo, como diz na palavra, por isso apagaram o Espírito Santo de suas vidas e se tornaram religiosas, pessoas que frequentavam a igreja dominicalmente, mas sem adquirir profundidade, relacionamento com o Senhor, por isso Jesus não as conhecia. Só conhecemos com quem convivemos, com quem efetivamente nos relacionamos.


Quando deixamos os sussurros do pecado soar mais alto do que a voz do Espírito Santo é sinal que o apagamos em nossa vida. Nossa comunhão perde a intensidade, tornamo-nos religiosos, sem relacionamento com Deus, ficamos na escuridão.


E Jesus termina dizendo, no versículo 13, que devemos vigiar porque não sabemos nem o dia e nem a hora em que Ele virá. Pode ser agora mesmo, nesta noite, amanhã, ninguém sabe. Só temos a certeza e convicção de que Ele está por vir. Aleluias!!!!!


Qual dos grupos de virgens representa melhor a minha e a sua vida? Como está  a medida de azeite das nossas lamparinas? Me sinto, verdadeiramente, peregrino e forasteiro neste mundo?Preciso ressuprir minha lamparina com o azeite do Espírito Santo?


Hoje é dia de arrependimento. Hoje é dia de encher de azeite nossas lamparinas para aguardar a vinda do Senhor Jesus. Você já pensou como será esse dia? Sonhe com ele.


Que Deus complete essa palavra em sua vida.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário